Psicologia Clínica

A Psicologia Clínica é o ramo da psicologia responsável pelo estudo, prevenção, avaliação, aconselhamento e intervenção das perturbações mentais e dos aspetos psíquicos de doenças não mentais, ou seja, intervém junto do ser humano em sofrimento psíquico, na reestruturação do seu bem-estar biopsicossocial.

Os nossos Psicólogos Clínicos atuam junto de crianças e jovens com o objetivo de: 

  • Ajudar a conhecerem-se melhor;
  • Lidarem com os seus conflitos e tomada de decisões de uma forma mais assertiva.

Exemplos de patologias nas quais o Psicólogo Clínico intervém:

  • Perturbações do comportamento;
  • Perturbações de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA);
  • Perturbação de Ansiedade;
  • Distúrbios Emocionais;
  • Perturbação do Espetro do Autismo.

Se suspeita que a sua criança e/ou jovem possa ter qualquer alteração nestas áreas, não hesite em contactar-nos.

A nossa equipa de Psicólogos Clínicos está disponível para esclarecer todas as suas dúvidas!

Consulta de Desenvolvimento Infantil

Cada criança é única e desenvolve-se ao seu ritmo, sendo a infância um período de desenvolvimento intenso e rápido que decorre por etapas numa sequência de transformações progressivas.

Estas transformações refletem um aumento da complexidade do organismo, com aquisição de recursos e competências específicos, cognitivos, sociais e emocionais que se manifestam ao longo das várias etapas.

Surgem, por vezes, momentos e fatores internos e externos que não permitem que esta evolução e transformação decorra de forma fluída e sequencial, pelo que poderão impedir o salutar desenvolvimento e aquisição dos recursos e competências esperados. Poderão então manifestar-se sintomas tais como:

  • Comprometimento ao nível da relação e da comunicação;
  • Apatia;
  • Condutas de oposição e maior agressividade;
  • Hiperexcitabilidade/Hiperatividade;
  • Dificuldades de Aprendizagem;
  • Terrores noturnos (pesadelos);
  • Dificuldade no controlo dos esfíncteres (enurese e encoprese).

Estes são alguns sinais que as crianças poderão manifestar, pelo que se torna fundamental o olhar do adulto para o sintoma como expressão de que existem dificuldades/vulnerabilidades no seu processo de desenvolvimento. Como tal, poderá ser importante recorrer a ajuda, sobretudo para avaliação e diagnóstico e, se necessário, acompanhamento.

Assim, a Consulta de Psicologia de Desenvolvimento Infantil é um espaço no qual a criança é olhada no seu todo, contemplando os seus aspetos pessoais (cognitivos e emocionais), familiares e sociais para que se possa desenvolver uma leitura compreensiva dos seus sinais e, por consequência, uma intervenção direcionada para os mesmos de acordo com as suas especificidades e necessidades.

A consulta de Psicologia de Desenvolvimento Infantil pode ser importante em situações de:

  • Dificuldades de Relacionamento;
  • Dificuldades de Comunicação;
  • Dificuldades de Aprendizagem (globais e específicas);
  • Alterações do Comportamento;
  • Falta de energia, apatia, falta de Interesse no brincar;
  • Divórcio;
  • Luto;
  • Dificuldades de integração em nova escola ou cidade;
  • Bullying;
  • Terrores noturnos (pesadelos);
  • Dificuldade no controlo dos esfíncteres (enurese e encoprese).

Se suspeita que a sua criança beneficiaria deste apoio, não hesite em contactar-nos.

A nossa equipa de Psicólogos Clínicos está disponível para esclarecer todas as suas dúvidas!

Consulta de Adolescentes

A Adolescência é um período do desenvolvimento humano de grande mudança e crescimento que encena uma mudança e transformações a vários níveis (físico, emocional, psicológico, social e cognitivo).

É das fases mais bonitas e criativas e, também, mais confusas pela tomada de consciência de Si no Mundo e pela necessidade crescente de autonomia e reconhecimento, identidade e pertença. Indicadores que tornam a sua vivência singular, tal como a forma de lidar com as situações e dilemas emergentes.

A adolescência é uma fase de vivência no Aqui e Agora, pelo que, para planear e pensar o futuro, assim como encontrar estratégias para lidar com o presente, poderá ser importante a partilha com alguém, diferente dos amigos e dos pais, e que com a sua postura de neutralidade e afeto pode ajudar a encontrar objetivos e construir um caminho para a sua concretização.

A nossa equipa de Psicólogos Clínicos espera-vos para esclarecer todas as dúvidas ou simplesmente para dar o passo neste caminho de descoberta e de ajuda, pela relação terapêutica.

Counseling Familiar

O conceito de Counseling é utilizado enquanto processo que ajuda na procura de definição de objetivos e potenciais soluções para situações que causam alguma confusão e desestabilização emocional.

Tendo por base este conceito e num momento de procura crescente de diferentes abordagens e soluções, num período da sociedade em que se exige cada vez mais, dando pouco tempo a todos para retornar à calma e simplesmente estar, as sessões de Counseling Familiar surgem como forma de apoio, ajuda e meio de esclarecimento para a família que procura um entendimento e  compreensão daquelas que poderão ser as questões e interferências negativas que ocorrem na dinâmica familiar. Do mesmo modo, tornar consciente o seu papel na vida uns dos outros com enfoque na situação presente – Aqui-Agora – no que sentem e de que modo agem para que se possam desenvolver outras dinâmicas e aliviar a pressão e stress causados pela emergência de situações mais negativas e confusas.

As sessões de Counseling Familiar procuram ser um espaço no qual terapeuta e família se reúnem num esforço conjunto para que se possam encontrar metodologias e estratégias que facilitem o processo educativo, quer seja por questões do foro psicológico e emocional (das quais são exemplo: divórcio, medos, comportamento, luto, entre outras), quer seja por questões psicopedagógicas (processo de aprendizagem, por exemplo).

A este espaço podem estar associadas outras consultas, tais como a Consulta de Desenvolvimento Infantil e a Consulta de Adolescentes.

Num consulta inicial são avaliadas as necessidades da criança e da família, recolhida a sua história clínica e elaborado um plano de intervenção. Este plano será reavaliado e reajustado ao longo do processo e de acordo com o observado, com os resultados obtidos e os objetivos a concretizar.  Os objetivos podem estar relacionados com questões do foro emocional, cognitivo ou social.

Destinatários:

  • Prestadores de cuidados ou encarregados de educação, pais ou outros familiares, que procurem desenvolver ou ajustar estratégias educativas, visando a melhoria da qualidade de vida e o bem-estar da criança ou adolescente e família no seu todo.​​

Frequência das Sessões:

  • A frequência das sessões é estipulada de acordo com o pedido/motivo de consulta e poderá decorrer numa cadência semanal, quinzenal ou mensal.​​

Em que consulta:

  • O Counseling Familiar integra a consulta de Psicologia Clínica e será realizado por uma das nossas psicólogas, com formação em terapia familiar e programação neurolinguística, exercendo actividade clínica na área do desenvolvimento infantil e com famílias desde 2008, a Dra. Ana de Sousa Martins.

A nossa equipa de Psicólogos Clínicos espera-vos para esclarecer todas as dúvidas ou simplesmente para dar o passo neste caminho de descoberta e de ajuda, pela relação terapêutica.

Aguardamos por si!

Entre em contacto connosco agora

Para mais informações, contacte-nos: