Sobre nós

Pólo Almada: Rua Garcia de Orta, nº9A, 2800-096 Almada
Quem somos
Somos um centro especializado na avaliação e intervenção de crianças e jovens com problemáticas do desenvolvimento e focamo-nos ainda na saúde materno-infantil. Temos como missão a prestação de serviços de avaliação numa perspetiva multidisciplinar e acompanhamento terapêutico de crianças e jovens, com o objetivo de contribuir para o seu pleno desenvolvimento. Paralelamente, facultamos serviços no âmbito da formação a todos os intervenientes no processo terapêutico (pais, profissionais de saúde e educação). A nossa visão é constituir-nos como um centro de referência do pré e pós-parto e no tratamento de problemáticas do desenvolvimento em crianças e jovens.
Aguardamos por si!
Entre em contacto connosco
A nossa Equipa
Possuímos, ao seu dispor, uma equipa com experiência terapêutica nas áreas das problemáticas do desenvolvimento.
Terapia da Fala

ANA RITA SANTOS
Áreas de interesse:
– Motricidade Orofacial (alterações miofuncionais orais e suas relações)
– Perturbações dos Sons da Fala
– Perturbações da Leitura e da Escrita
Experiência Profissional:
– Terapeuta da Fala no Centro UP (desde 2018)
– Terapeuta da Fala na Latitudes-CAPP (2012 – 2019)
– Terapeuta da Fala em prática privada em contexto escolar e domiciliário (desde 2013)
Formação:
– Licenciada em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde Egas Moniz
– Mestrado em Motricidade Orofacial e Deglutição
Terapia da Fala

ANDREIA MURTINHEIRA
Áreas de interesse: – Perturbação do Espetro do Austimo – Perturbação da Linguagem – Perturbação da Leitura/Escrita – Investigação em saúdeExperiência Profissional:
– Terapeuta da Fala no Centro UP (desde 2017)
– Terapeuta da Fala na Latitudes – CAPP (2015 – 2017)
– Terapeuta da Fala no Instituto Didático de Desenvolvimento & Psicologia (IDDP) (2014 – 2015)
– Terapeuta da Fala no Centro de Consultas da Baixa da Banheira (2012 – 2014)
– Terapeuta da Fala em prática privada em contexto escolar e domiciliário (desde 2011)
Formação:
– Licenciatura em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal
– Membro da equipa de investigação do projeto “Texto Foneticamente Equilibrado – O Sol -” (desde 2013)
– Coautora dos artigos:
*Validade e sensibilidade do texto foneticamente equilibrado para o Português-Europeu “O Sol”. Revista Distúrbios da Comunicação, São Paulo, 26(2): 277-286,junho, 2014
*Construção de um instrumento de triagem de Perturbações Motoras da Fala. Revista RIASE, 1(1), abril, 2015
-Participação/Apresentações:
*Validade do texto foneticamente equilibrado “O Sol” e a sua sensibilidade dialetal, no VII Congresso da Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala. Lisboa, novembro de 2014
*Apresentação sob o formato de Poster – Sensibilidade do texto foneticamente equilibrado “O Sol” às perturbações motoras da fala, no VI Congresso nacional da Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala. Lisboa, maio de 2013.
– Workshop “Erro do professor ou do Terapeuta da Fala? – Avaliação e intervenção do e no erro escrito”
– Workshop “Dynamic Assessment”. Oradora: Doutora Lisa Domby da university of Noth California
– Ação de Sensibilização Audição, Cérebro e Linguagem, CED Jacob Rodrigues Pereira
Terapia da Fala

CARLA SANTOS
Áreas de interesse:
– Perturbações da Linguagem
– Perturbações do Espetro do Autismo
– Necessidades Complexas de Comunicação
– Perturbações dos Sons da Fala
Experiência Profissional:
– Terapeuta da Fala no Centro UP (desde 2016)
– Terapeuta da Fala na Clínica CUF Almada (2017-2018)
– Terapeuta da Fala no Espaço Médico de Almada (desde 2010)
– Terapeuta da Fala no Centro de Desenvolvimento da Criança Torrado da Silva
– Hospital Garcia de Orta (2007 -2015)
– Colaboração como Docente na Pós Graduação em Fisioterapia Materno Infantil, na unidade curricular: Tecnologias de Apoio e Recursos Tecnológicos adaptados, na Escola Superior de Saúde Egas Moniz (2014)
– Colaboração como Docente no Mestrado em Envelhecimento- Promoção da Saúde/Prevenção da doença , na unidade curricular : Tecnologias de Apoio ao Idoso e Reabilitação na 3ª idade, na Escola Superior de Saúde Egas Moniz (2012)
– Educadora Clínica da Escola Superior de Saúde do Alcoitão (desde 2011)
Formação:
– Licenciatura em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal
– Mestrado em Ciências da Educação, especialidade Intervenção Precoce, pela Escola Superior de Educação de Lisboa
– Pós-graduanda em Linguagem e Dificuldades de Aprendizagem – ISPA
– Formadora certificada pelo Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua
– Formação em PECS – Picture Exchange Communication System
– Formação no modelo DIR- Floortime (Londres)
– Curso de Processamento Auditivo Central
– Formação no Método DOLF – Desenvolvimento Oral, Linguístico e Fonológico
– Tem fiabilidade em ADOS
– Escala de Observação para o Diagnóstico do Autismo
– Distinguida com o 3º prémio do VIII Seminário de Pediatria do Neurodesenvolvimento, com o trabalho intitulado: “A Reabilitação Pediátrica e a Engenharia de Reabilitação: uma parceria”
– Co-autora do artigo intitulado “Contributo do iPad ® para o desenvolvimento de crianças com Necessidades Educativas Especiais” publicado na revista do CIED ( Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais)
– Co-autora do artigo intitulado “Utilização do iPad ® por crianças com Necessidades Educativas Especiais” publicado no III Congresso Internacional TIC e Educação
– Palestrante no Curso de Neuropediatria e Desenvolvimento (ministrado no Centro de Desenvolvimento da criança Torrado da Silva) na área das Perturbações da Linguagem (desde 2008)
Terapia da Fala

ELOÍSA SILVA
Áreas de interesse:
– Distúrbios de Processamento Auditivo Central (DPAC)
– Perturbações de leitura e escrita
– Perturbações dos sons da fala (fonéticas e/ou fonológicas)
– Perturbações da linguagem
Experiência Profissional:
– Terapeuta da Fala no Centro UP (desde 2019)
– Mentora do Projeto Falar é Fácil
– Terapeuta da Fala em contexto privado nos âmbitos escolar e domiciliário (desde 2016)
– Terapeuta da Fala no Completamente Saúde & Educação (2013-2017)
– Terapeuta da Fala no Instituto Didático de Desenvolvimento & Psicologia (IDDP) (2013- 2014)
– Terapeuta da Fala no Espaço Sol (2012-2014)
– Terapeuta da Fala (Estágio Profissional) no Centro de Recursos para a Inclusão (CRI) da CERCI Moita-Barreiro (CERCIMB) (2011-2012)
Formação:
– Licenciatura em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal
– Intercâmbio no Curso de Fonoaudiologia na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
– Curso Aprofundamento em terapia do Processamento Auditivo Central (16h), MR Terapias
– Curso Processamento Auditivo Central – da Teoria à prática TF (14h), MR Terapias
– Curso de Aprendizagem e Perturbações da Escrita e da Leitura, Relicário dos Sons
– Curso de formação em Dispraxia Verbal do Desenvolvimento: Teoria, práticas e reflexão, Centro CAP
– Curso Intensivo de Desenvolvimento (0-5 anos) – Associação Nacional de Intervenção Precoce (ANIP)
– Workshop Erro do professor ou do terapeuta da fala? – Avaliação e intervenção do e no erro escrito, ESS-IPSS
– Workshop Dificuldades Específicas de Aprendizagem, CRI CERCIMB
Terapia da Fala

INÊS MORAIS
Áreas de interesse:
– Perturbações da Leitura e Escrita
– Perturbações da Linguagem
– Perturbações dos Sons da Fala
Experiência Profissional:
– Terapeuta da Fala no Centro UP (desde 2016)
– Terapeuta da Fala na Latitudes-CAPP (2012 – 2016)
– Terapeuta da Fala em prática privada em contexto escolar e domiciliário (desde 2011)
– Terapeuta da Fala (avaliação e encaminhamento) no Centro de Desenvolvimento Torrado da Silva – Hospital Garcia de Orta (2012 – 2014)
– Terapeuta da Fala (Estágio Profissional) no Centro de Desenvolvimento Torrado da Silva – Hospital Garcia de Orta (2011 – 2012)
Formação:
– Licenciatura em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal- Pós-graduanda em Linguagem e Dificuldades de Aprendizagem – ISPA
– Formadora acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua
– Workshop “Tantos erros!” – Tipificação dos erros na escrita, Congresso Nacional de Terapia da Fala e Educação
– Curso de Neuropediatria e Desenvolvimento pelo Centro de Desenvolvimento Torrado da Silva – Hospital Garcia de Orta
– Participação no III Congresso Internacional em Dislexia e Dificuldades de Aprendizagem, Centro de Formação do SEPLEU
– Participação no V Congresso Internacional em Dislexia e Dificuldades de Aprendizagem, Centro de Formação do SEPLEU
– Workshop: Consciência Linguística – Um fator de sucesso escolar (Formação Profissional Contínua), Peroneo (Centro Terapêutico)
– Curso de formação “Dispraxia Verbal do Desenvolvimento: teoria, práticas e reflexão”, Centro CAP
– Workshop “Método DOLF
– Desenvolvimento Oral, Linguístico e Fonológico”
– Workshop “Atividades de Processamento Auditivo”, Latitudes-CAPP
– Curso Práticas Clínicas em Gaguez (Módulo I – Avaliação e Tratamento), SpeechCare e MALO CLINIC
– Curso Teórico-prático: Intervenção do Terapeuta da Fala em Neonatologia, Comunic4all
– Palestrante no Ciclo de Debates 2011: Projetos de Intervenção Comunitária e Investigação (Escola Superior de Saúde – Instituto Politécnico de Setúbal) com o trabalho “Implante Coclear na Criança – Intervenção do Terapeuta da Fala em contexto escolar”
Terapia da Fala

MARTA LOPES
Áreas de interesse:
– Perturbação do Espetro do Autismo
– Perturbação da Linguagem
– Perturbações dos Sons da Fala
Experiência Profissional:
– Terapeuta da Fala no Centro de Recursos para a Inclusão (CRI) – Externato Zazzo, da Associação AlmaSã, sediada na Costa da Caparica (desde 2020)
– Terapeuta da Fala na Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo, sediada em Setúbal (APPDA-Setúbal) (desde 2019)
– Terapeuta da Fala na Clínica dos Loios, Barreiro (desde 2019)
– Terapeuta da Fala na Clínica Ser Cognitivo – Clínica de Psicologia e Formação, Seixal (2014-2018)
– Terapeuta da Fala em prática privada em contexto escolar e domiciliário (desde 2014)
– Terapeuta da Fala (Estágio Profissional) no Lógicamentes – Centro de Desenvolvimento Infantil, Telheiras (2014)
Formação:
– Licenciatura em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal
– Intercâmbio no Curso de Fonoaudiologia na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
– Workshop “Dynamic Assessment” proferido pela Dra. Lisa Domby da University of North Carolina
– Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores, Academia Comunilog
– Workshop “Método DOLF
– Desenvolvimento Oral, Linguístico e Fonológico”
– Curso de Formação de Formação CAA e Autismo, SeedGO – Consultoria e Formação
– Curso Prático em Intervenção dos Terapeutas da Fala nas Perturbações Alimentares, Instituto CRIAP
– Workshop Baby Signs (R) para Profissionais – Nível I e II, Bem Dita Terapia
Terapia da Fala

MÓNICA PINHEIRO
Áreas de interesse:
– Perturbação do Espectro do Autismo
– Perturbações da Linguagem
– Perturbações dos Sons da Fala
Experiência Profissional:
– Terapeuta da Fala no Centro UP (desde 2017)
– Terapeuta da Fala no Centro Formigas nos Pés (desde 2019)
– Terapeuta da Fala na Clínica Pragal Médica (2017-2018)
– Redação de Artigos (2016)
– Terapeuta da Fala em Escola Britânica (Tutoria individualizada em crianças com NEE), Bahrain (2014 – 2015)
– Terapeuta da Fala na Latitudes-CAPP (2012 – 2014)
– Terapeuta da Fala em prática privada (desde 2010)
– Terapeuta da Fala (Estágio Profissional) no Centro de Desenvolvimento Torrado da Silva – Hospital Garcia de Orta (2010 – 2011)
– Terapeuta da Fala (avaliação e encaminhamento) no Centro de Desenvolvimento Torrado da Silva – Hospital Garcia de Orta (2009 – 2013)
Formação:
– Licenciatura em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal
– Curso Assessoria de Lactação (a decorrer – 2020/2021)
– Pós-Graduação em Intervenção Multidisciplinar na Perturbação do Espetro do Autismo (2016/2017)
– Curso de Processamento Auditivo Central
– Curso Intensivo de Disfunção em Integração Sensorial: Trabalhar em Equipa
– Formadora acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua
– Curso de Neuropediatria e Desenvolvimento pelo Centro de Desenvolvimento Torrado da Silva – Hospital Garcia de Orta
– Workshop “The Picture Exchange communication System (PECS) –Sistema de comunicação por troca de imagens”
– Curso “I Curso Optimização de Estratégias Manuais para Terapeutas da Fala”, Osteopraxis – Medicinas Integradas
– Formação do Projeto Bola de Neve “Grid 2”, Fundação PT
– Intensive Programme on Professional Issues In Speech Therapy – Systems / Models of Service Delivery, Bélgica
– Seminário “Técnicas de Comunicação no Autismo e Síndrome de Asperger”, Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger
– Curso de Língua Gestual Portuguesa (Nível II), Associação Portuguesa de Surdos
Terapia da Fala

ZÉLIA FERNANDES
Áreas de interesse:
– Perturbação da Leitura e Escrita
– Dificuldades de Aprendizagem (Dislexia, Discalculia, Disortografia, Disgrafia)
– Perturbação da Linguagem
– Perturbações dos Sons da Fala
– Alterações da Motricidade Orofacial
Experiência Profissional:
– Terapeuta da Fala no Centro UP (desde 2018)
– Terapeuta da Fala na Santa Casa da Misericórdia de Cascais (desde 2015)
– Terapeuta da Fala na Clínica Inteligente/Explicações Inteligentes (desde 2015)
– Terapeuta da Fala na Clínica de Santos, Lisboa (desde 2018)
– Terapeuta da Fala em prática privada em contexto escolar e domiciliário (desde 2015)
– Formadora e consultora em Comunicação Acessível na Associação In My Shoes (desde 2015)
– Autora da comunicação “Testes de Fluência Verbal: Dados Normativos para o Português Europeu”, II Simpósio de Terapia da Fala
– Centro de Medicina de Reabilitação do Alcoitão (2015)
– Investigadora no estudo “M2M – Measure to Manage” – Avaliação da Comunicação e da Deglutição em Todo o Ciclo de Vida, Instituto Universitário de Lisboa ISCTE/IUL, Universidade de Coimbra-CEISUC (Centro de Estudos de Investigação em Saúde da Universidade de Coimbra) e Escola Superior de Saúde do Alcoitão (2015)
– Investigadora no estudo “The TOMASS: a cross-country comparison of normative data: New Zealand and Portugal”, Escola Superior de Saúde do Alcoitão e Business Research Unit – Instituto Universitário de Lisboa (2015)
– Autora da comunicação “Contexto Hospitalar vs Contexto Escolar”, I Simpósio de Terapia da Fala – Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (2014)
– Comunicação Social (1998-2011)
Formação:
– Licenciatura em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde de Alcoitão
– Formação contínua em fendas labiopalatinas, Centro UP e Escola Superior de Saúde de Setúbal
– I Curso Pós-Graduado de Atualização – Avaliação da Afasia com a BAAL (Bateria de Avaliação da Afasia de Lisboa), Laboratório de Estudos de Linguagem – Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
– Metodologias de conversação com Pessoas com Afasia, Instituto Português de Afasia
Terapia Ocupacional

EDUARDO GONÇALVES
Áreas de interesse:
– Paralisia Cerebral e Perturbações Neurológicas
– Dificuldades de Aprendizagem
– Estimulação e Integração Multissensorial
Experiência Profissional:
– Terapeuta Ocupacional no Centro UP (desde 2020)
– Terapeuta Ocupacional na Associação de Paralisia Cerebral de Almada e Seixal (APCAS) (desde 2014)
– Terapeuta Ocupacional no Centro de Educação para o Cidadão com Deficiência de Mira Sintra (C.E.C.D.) (desde 2015)
Formação:
– Licenciatura em Terapia Ocupacional pela Escola Superior de Saúde do Alcoitão (2012)
– Pós-Graduação de Atualização e Aperfeiçoamento em Estimulação Multissensorial no Snoezelen e Noutros Ambientes (2017)
– Curso de “Introdução ao Conceito de Bobath – Estudo do movimento humano” (2015)
– Formação em “Controlo Postural no Desenvolvimento da Criança (2015)
– Formação no “Método Oficial Kinesio Taping KT1/KT2” Bwizer (2015)
Terapia Ocupacional

HELENA CASMARRINHA
Áreas de interesse:
– Disfunção de Integração Sensorial
– Paralisia Cerebral e outras Perturbações do Neurodesenvolvimento
– Dificuldades de Aprendizagem
Experiência Profissional:
– Terapeuta Ocupacional no Centro UP (desde 2018)
– Terapeuta Ocupacional no ACES Almada Seixal (desde 2017)
– Terapeuta Ocupacional em contexto privado
– Terapeuta Ocupacional no Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral Calouste Gulbenkian (2000-2017)
Formação:
– Formação em “Blending NDT and IS approaches in assessment and treatment of young child with regulatory, sensory and postural/motor problems” pela ESSA
– Licenciatura em Terapia Ocupacional pela ESTSP
– Pós-graduação em Neurodesenvolvimento – Conceito Bobath em pediatria
– Bacharelato em Terapia ocupacional pela ESSA
Fisioterapia

ADRIANA PIRES
Áreas de interesse:
– Saúde da Mulher. Condições músculo-esqueléticas relacionadas com a gravidez e o parto
Experiência Profissional:
– Fisioterapeuta no Centro UP (desde Setembro 2019)
– Fisioterapeuta na Clinisete (desde 2019)
– Fisioterapeuta no Instituto 4 Life Gravidez e Pós Parto (2015-2019)
– Fisioterapeuta em contexto privado
Formação:
– Licenciatura em Fisioterapia, Instituto Politécnico de Setúbal
– Curso Tratamento Físico do Edema – Drenagem Linfática Manual pelo método LEDUC
– Curso Integrado Fisioterapia na Saúde da Mulher – Fisioterapia na Gravidez, Pós Parto e Menopausa. Disfunções do Pavimento Pélvico
– Pilates Clínico para Fisioterapeutas Nível I
– Participação no seminário Neurodesenvolvimento e (Re)habilitação Precoce
– Workshop do Método de Ginástica Hipopressiva com a formadora Estefanía Garcia.
– Participação no Seminário O Tronco, a Coluna Vertebral e a Atividade Física- Dor lombopélvica na Mulher Grávida, por Fátima Sancho, Treino da Força Abdominal durante a Gravidez e Puerpério, por Fátima Ramalho
– Comunicação Livre no IX Congresso Nacional de Queimados 2015 – Projeto Pequenos Heróis, Grandes Missões- Prevenção de Queimaduras Infantis
Fisioterapia

CRISTIANA MARTINS
Áreas de interesse:
– Reabilitação e prevenção de condições clínicas do foro neurológico, ortopédico e respiratório: atrasos do desenvolvimento neuromotor e dificuldades motoras globais, patologias do foro respiratório e aconselhamento à família
Experiência Profissional:
– Fisioterapeuta no Centro UP (desde 2020)
– Fisioterapeuta no Centro Equestre João Cardiga – Área da Equitação com fins Terapêuticos na Pediatria (Hipoterapia) – (desde 2016)
– Fisioterapeuta no Instituto Luso-cubano de Neurologia, Clínica do Tejo – Área da Pediatria (2018-2020)
– Fisioterapeuta na Clínica Cresce com Amor – Área da Pediatria (2017-2018)
– Fisioterapeuta no Centro de Recursos para a Inclusão (CRI) da CERCIPOVOA (2016-2017)
– Fisioterapeuta em Contexto Privado e Domiciliário
Formação:
– Licenciatura em Fisioterapia, Escola Superior de Saúde de Setúbal (2011-2015)
– Pós-Graduação Conceito de Bobath em Pediatria (2018)
– Curso de Formação “Osteopatia Pediátrica” (2016)
– Curso Equitação Terapêutica (2016)
– Pós-Graduação em Fisioterapia Pediátrica – Escola Superior de Tecnologia de Saúde de Lisboa (2015-2016)
– Curso de Formação “Estudo do Movimento Humano – Curso Básico de Bobath” (2015)
– Curso Formação “Controlo postural no desenvolvimento da criança” (2015)
Fisioterapia

FILIPA RIBEIRO
Áreas de interesse:
– Reabilitação e prevenção de condições clínicas do foro ortopédico, neurológico ou respiratório: atraso do desenvolvimento, dificuldades motoras globais, dificuldades na marcha e equilíbrio, dificuldades na coordenação motora, patologia do foro respiratório e aconselhamento à família.
Experiência Profissional:
– Fisioterapeuta no Centro UP (desde 2016)
– Fisioterapeuta no Centro de Medicina e Reabilitação de Alcoitão – Área Pediátrica (desde 2017)
– Fisioterapeuta no Centro de Atendimento, Acompanhamento e Reabilitação Social para pessoas com deficiência e Incapacidade na Associação de Paralisia Cerebral de Almada Seixal (APCAS) (2015 -2017)
– Fisioterapeuta no Centro de Recursos e Inclusão (CRI) da Cercisa (2015)
– Fisioterapeuta nos Projetos “Reabilitação em Proximidade” e “Cuidar dos Cuidadores” na Associação de Paralisia Cerebral Almada-Seixal (APCAS) (2014-2015)
– Fisioterapeuta em regime de Clínica Privada (2013-2014)
Formação:
– Licenciatura em Fisioterapia, Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa
– Curso de Formação “Fisioterapia Respiratória em Pediatria (2018)
– Curso de Formação “Introdução ao Conceito de Bobath em Pediatria” (2017)
– Pós-Graduação em Fisioterapia Pediátrica – Escola Superior de Tecnologia de Saúde de Lisboa (2015-2016)
– Formação Profissional em controlo postural no desenvolvimento da criança (2015)
– Curso de Formação “Práticas de Intervenção Precoce baseadas nas rotinas: como promover a participação da família?” (2014)
– Formação em Neuropediatria e Desenvolvimento – do diagnóstico à intervenção (Centro de Desenvolvimento da Criança Torrado da Silva) (2014)
Psicomotricidade

CONSTANÇA VARELA
Áreas de interesse:
– Intervenção individual e em grupo com crianças e adolescentes
– Saúde Mental Infantil e Juvenil
– Problemas do Desenvolvimento, do Comportamento e das Emoções
– Perturbações do Espetro do Autismo, Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção, Perturbações da Ansiedade
Experiência Profissional:
– Psicomotricista no Centro UP (desde 2020)
– Psicomotricista na Associação Criagente (desde 2018)
– Psicomotricista na Associação de Atividade Motora Adaptada (desde 2016)
– Psicomotricista no Serviço de Psiquiatria, Hospital Garcia de Orta (entre 2018 e 2019)
Formação:
– Mestre em Reabilitação Psicomotora, Faculdade de Motricidade Humana – Universidade de Lisboa
– Licenciada em Reabilitação Psicomotora, Faculdade de Motricidade Humana – Universidade de Lisboa
– Conferência Saúde Mental e Qualidade de Vida, problemas atuais e perspetivas futuras. Faculdade de Motricidade Humana (2018)
– VI Seminário CPCJ Amadora, “a criança e o direito a ser amada” (2018)
– Participação no Ciclo de conferências “olhares sobre a infância” – Acolhimento familiar, CPCJ Oeiras (2017)
– Jornadas de Pedopsiquiatria do CHCL (2017)
– Seminário de Jogo e Motricidade no Desenvolvimento da Criança, Faculdade de Motricidade Humana (2016)
– Congresso Nacional de Psicomotricidade, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (2016)
– Participação na Student’s Academy, em Bruxelas (2015)
Psicomotricidade

JOANA CARVALHO
Áreas de interesse:
– Intervenção individual e em grupo com crianças com: problemas de desenvolvimento; atraso global do desenvolvimento; descoordenação motora; dificuldades motoras; problemas/gestão do comportamento
Experiência Profissional:
– Psicomotricista no Centro UP (desde 2016)
– Psicomotricista no Centro de Desenvolvimento da Criança Torrado da Silva, Hospital Garcia de Orta
– Formadora na Associação Arisco
– Psicomotricista em contexto de clínica privada
Formação:
– Licenciada em Educação Especial e Reabilitação, Faculdade de Motricidade Humana – Universidade de Lisboa
– Mestre em Desenvolvimento da Criança, Faculdade de Motricidade Humana – Universidade de Lisboa
– Membro candidato da Sociedade Portuguesa de Grupanálise e Psicoterapia Analítica de Grupo
– Formadora na área da Promoção da Saúde Mental em Crianças e Jovens
– Formadora em Promoção de Competências Sociais
Psicologia Clínica

ANA CATARINA GENTILHOMEM
Áreas de interesse:
– Perturbações emocionais e do comportamento na infância e adolescência;
– Necessidades educativas especiais;
– Perturbação do Espectro do Autismo;
– Aconselhamento parental;
– Desenvolvimento de competências pessoais e sociais.
Experiência Profissional:
– Psicóloga clínica no Centro UP (desde 2020)
– Psicóloga clínica na APPACDM de Lisboa – CRI (desde 2019)
– Psicóloga clínica na APCAS (2017 – 2020)
– Psicóloga no Grupo Musical e Desportivo União e Progresso (2016 – 2017)
– Psicóloga clínica na APPACDM de Lisboa – CRI (2015 – 2017)
– Psicóloga formadora na Empower Up, Lda (2015 – 2017)
– Estágio Profissional para a OPP – APPACDM de Lisboa (2014 – 2015)
– Estágio Académico no Atendimento à comunidade da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa (2012)
– Estágio Académico no Espaço Jovem – Projecto + XL: 4ª Geração Programa Escolhas (2011 – 2012)
Formação:
– Mestrado Integrado em Psicologia Clínica e da Saúde – Núcleo de Psicoterapia Cognitiva–Comportamental e Integrativa, Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa (2007 – 2012)
– Curso “Aspectos Deontológicos e Práticos dos Relatórios de Avaliação Psicológica” pela OPP (2015)
– Ação de formação “A sexualidade na deficiência” pelo INR (2014)
– Ação de sensibilização “A prevenção dos maus tratos sobre as pessoas com deficiência” pelo INR (2015)
– Ação de sensibilização “Perturbações do desenvolvimento no espectro do autismo” pelo INR (2017)
– Ação de formação “Diversidade da sexualidade e dos afetos” pelo INR (2018)
– Curso ”Processos Individuais – PIC’s e PI’s – Área Sénior e Deficiência” pela Replicar Socialform (2019)
– Ação de sensibilização “Intervenção precoce na infância” pelo INR (2019)
– Curso “Intervenção Psicológica em Situações de Catástrofe” pela OPP (2020)
Psicologia Clínica

ANA RITA BRITO
Áreas de interesse:
– Desenvolvimento infantil
– Perturbações emocionais e do comportamento na infância e adolescência
– Desenvolvimento de competências socio-emocionais
– Aconselhamento parental
Experiência Profissional:
– Psicóloga Clínica no Centro UP (desde 2019)
– Psicóloga Clínica em contexto de clínica privada (desde 2007)
– Dinamização de ações de formação em contexto escolar dirigidas a alunos, pais e docentes (Perturbações do Neurodesenvolvimento, Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção, Perturbação de Oposição e Desafio, Bullying, Birras, Medos, Promoção de competências sócio-emocionais) (desde 2008)
– Psicóloga Clínica na Inovar Autismo – Associação de Cidadania e Inclusão- Setúbal (2017- 2019)
– Diretora técnica e Psicóloga Clínica na Ideias em Órbita – Serviços de Apoio Educativo (2012 -2015)
– Psicóloga Clínica no Centro ABC REAL Portugal (Centro Autismo) (2008-2010)
– Psicóloga Clínica/Docente na Escola Secundária Palmela – Curso de Educação e Formação: Apoio Familiar e à Comunidade (2007-2009)
– Psicóloga Clínica no Infantário Viva Kids (2008-2009)
– Estágio voluntário na Unidade de Pedopsiquiatria do Hospital São Francisco Xavier ( 2006-2007)
– Estágio curricular na Unidade de Pedopsiquiatria do Hospital São Francisco Xavier ( 2005-2006)
Formação:
– Licenciatura em Psicologia Clínica (pré Bolonha) – ISPA
– Curso de Especialização em Psicoterapia Dinâmica Integrada – Psicoterapeuta de Nível 1, RM CARRETEIRO – Unipessoal, Lda.
– Curso “ Desenvolvimento Infantil” – O Normal e o Patológico, Faculdade de Ciências Médicas
– Curso: Autism – Training for inclusion Level I: Comprehensive course, IPA+, Inclusion of People with autism in Europe, Universidade de Valência, Autismo Burgos, Autism Europe e FPDA – Federação Portuguesa de Autismo
-Workhop: avaliação psicológica – Avaliação Multiaxial de Achenbach : CBCL, TRF, YSR, SCICA, Instituto CRIAP
– Curso Perturbação do Espetro do Autismo e Síndrome de Asperger, MDC Psicologia & Formação
– Workshop: Intervenção em Grupo com Crianças e Jovens de Pais Divorciados, Centro de Formação e Investigação em Psicologia – CEFIPSI
– Curso Intensivo Direito da Família e da Criança, Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA)
– Curso Psicofarmacologia para Psicólogos, Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA)
– Curso WISC-III, Núcleo de Formação – Hospital de São Francisco Xavier
– Curso de Formação em Terapia Cognitivo – Hospital Júlio de Matos
– Formação em avaliação Psicológica da criança, Centro de Psicologia & Neuropsicologia – CNOTINFOR – Centro de Novas Tecnologias da Informação, Lda
Psicologia Clínica

MARIANA DUARTE
Áreas de interesse:
– Perturbações do Desenvolvimento
– Perturbações do Espetro do autismo
– Perturbações emocionais e comportamentais
– Apoio psicológico e aconselhamento a cuidadores
Experiência Profissional:
– Psicóloga Clínica no Centro UP (desde 2016)
– Coordenadora Técnica e Psicóloga Clínica no Centro de Atendimento, Acompanhamento e Reabilitação Social para Pessoas com Deficiência e Incapacidade na Associação de Paralisia Cerebral Almada-Seixal (APCAS) (2015- 2017)
– Clínica Privada (desde 2015)
– Coordenadora Técnica e Psicóloga Clínica nos Projetos “Reabilitação em Proximidade” e Cuidar dos Cuidadores” na Associação de Paralisia Cerebral Almada-Seixal (APCAS) (2014-2015)
– Estágio voluntário na Unidade da Primeira Infância do Hospital Dona Estefânia (2013-2014)
– Estágio profissional no Centro de Desenvolvimento da Criança Torrado da Silva- Hospital Garcia de Orta (2012-2013)
Formação:
– Pós-graduação em Neurodesenvolvimento em Pediatria – Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa (a frequentar)
– Curso de Formação “Práticas de intervenção Precoce Baseadas nas Rotinas: como promover a participação da família?” (2014)
– Curso introdutório ao Modelo DIRFloortime – Mindbuilders (Londres) (2013)
– Formação integrada em Avaliação e Intervenção em Psicologia Clínica Psicanalítica- Clínica Rorschach (2012-2013)
– Realizou o Curso de Sensibilização à Intervenção Sistémica e Familiar- Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar (2011-2012)
– Formação Profissional em Hiperatividade e Défice de Atenção – Avaliação psicológica em crianças (2011)
– Curso de Neuropediatria e Desenvolvimento (24 h), Centro de Desenvolvimento da Criança Torrado da Silva
– Hospital Garcia de Orta (2010)
– Mestrado Integrado em Psicologia Clínica pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada – Instituto Universitário (ISPA-IU) (2011)
Terapia Familiar

JOÃO MARTINS
Áreas de interesse:
– Intervenção com Casais e Famílias
– Intervenção com Adultos
Experiência Profissional:
– Terapeuta de Casal/Familiar no Centro UP (desde 2017)
– Terapeuta de Casal/Familiar e adultos na Associação Casa Estrela do Mar
– Terapeuta da Casal/Familiar e adultos no Canto da Psicologia
– Terapeuta da Casal/Familiar e adultos no Completamente – Saúde e Educação
– Psicólogo Clínico em lar de Infância e Juventude (2004-2015)
– Psicólogo Clínico convidado para colaborar no Projecto Relógio de Areia, pela Fundação O Século, para acompanhamento de famílias
– Psicólogo Clínico convidado para colaborar no estudo sobre a Depressão Pós-Acidente Vascular Cerebral em prestadores de cuidados, no Hospital de Santa Maria
– Estágio académico na Associação Portuguesa de Apoio à Vítima – Gabinete de Lisboa
Formação:
– Licenciatura em Psicologia Clínica
– Terapeuta Familiar e de Casal pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar
– Formador certificado pelo Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua
– Contribuiu para o Projecto CORE cujo objectivo foi a elaboração de um Manual de Boas Práticas, sobre crimes sexuais e ligações ao tráfico de menores; Manual, posteriormente, publicado pela Associação Portuguesa de Apoio à Vítima
– Curso de Pós-graduação em Avaliação Psicológica da Infância e Juventude
– Orador convidado, pela Terra dos Sonhos. Tema: Isto de ser Psicólogo em lares de Infância e Juventude
– Participante no Congresso Ibérico de Terapia Familiar
– Orador convidado em Congresso organizado pelo Dr. Luís Ribeiro sobre Lares de Infância e Juventude
Psicopedagogia

SOFIA COSTA MACEDO
Áreas de interesse:
– Dificuldades de Aprendizagem
– Testes de Orientação Vocacional e profissional
– Método ABA (Perturbações do Espetro do Autismo)
– Treino Cognitivo / Défice de atenção
– Métodos de Estudo / Estratégias
Experiência Profissional:
– Psicopedagoga no Centro UP (desde 2017)
– Psicopedagoga (Apoios Pedagógicos Acrescidos), Colégio Campo de Flores (desde 2011)
– Co-responsável pelo centro de recursos do pré-escolar e 1º ciclo, Colégio Campo de Flores (2011-2014)
– Centro ABC Real Portugal (Centro de Autismo), método ABA (2007-2010)
– Orientação Vocacional e Profissional, Escola Básica Integrada da Charneca da Caparica e Colégio Guadalupe (2005-2006)
– Ações de Sensibilização em Educação Sexual, vários agrupamentos (2004-2006)
– Gabinete de apoio ao aluno – Educação Sexual, vários agrupamentos (2004-2006)
– Psicopedagogia em prática clínica (desde 2003)
– Projeto de Despiste de Dificuldades de Aprendizagem, nas escolas do Concelho de Montijo (2004)
– Consultório SEI – Orientação e Aconselhamento Psicopedagógico (2003-2004)
– A.P.P.D.A. de Lisboa, Projeto “Brinca Comigo” (2001-2003)
– Estágio no Hospital Garcia de Orta, no serviço de Cirurgia Pediátrica (2002)
– Estágio na Associação Portuguesa para a Proteção aos Deficientes Autistas (A.P.P.D.A.) (2001)
Formação:
– Formação em Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) (2016)
– Congresso de Dificuldades de Aprendizagem, Apdae, (2011)
– Formação em ABA, Escola América de ABA – Califórnia (Sacramento), (2008-2010)
– Nível II Curso de Formadores em Educação Sexual e Planeamento Familiar, organizado pelo M.D.V. (2006)
– Formação em Material de Diagnóstico e Intervenção em Clínica Psicopedagógica, A.P.P. (2004)
– Curso de Formação de Formadores em Educação Sexual e Planeamento Familiar, no M.D.V. (2003-2004)
– Curso de “Desenvolvimento Infantil – Olhares Multidisciplinares”, E.S.C.A, (2003)
– Jornadas das Perturbações do Espectro de Autismo, E.S.C.A. (2002).
– Seminário – A Psicopedagogia Escolar – do Diagnóstico à Intervenção, SEI, (2002)
– Encontro de Saúde Infantil e Juvenil, A.P.B.E.C. do Hospital Garcia de Orta, (2002)
– Jornadas da Linha de Saúde Infantil, C.S.D.P. (2001)
– Seminário de Psicopedagogia Curativa em Portugal – Temática “Ações e Perspetivas de Atuação” (2000)
Musicoterapia

LUÍSA TOLEDO
Áreas de interesse:
– Atraso Global do Desenvolvimento
– Perturbação do Espectro do Autismo
– Paralisia Cerebral
– Outras Perturbações do Neurodesenvolvimento
– Disfunções motoras
– Perturbações emocionais e do comportamento na infância e adolescência
– Desenvolvimento de competências sociais
– Investigação em Musicoterapia
Experiência Profissional:
– Musicoterapeuta no Centro UP (desde 2020)
– Musicoterapeuta na Raríssimas – Associação Nacional de Deficiências Mentais e Raras (desde 2020)
– Musicoterapeuta na Clínica Dasein (desde 2019)
– Musicoterapeuta na Clínica Fale Connosco Saúde Personalizada (desde 2019)
– Musicoterapeuta na Clínica Terapia ao Quadrado – Centro de Desenvolvimento e Reabilitação Quinta da Parreirinha (desde 2019)
– Musicoterapeuta em prática privada em contexto escolar e domiciliário
– Musicoterapeuta (estágio curricular supervisionado) no Centro de Fisioterapia e Terapias Especializadas Cresce com Amor (2018-2019)
– Soprano no agrupamento musical Coro de Câmara de Lisboa
– Soprano no projeto educacional “Conta-me uma Ópera: Orfeu e Eurídice” de W.C. Gluck
Formação:
– Mestrado em Musicoterapia pela Universidade Lusíada de Lisboa
– Formação em Música e Canto lírico pela Escola de Música do Conservatório Nacional
– Licenciatura em Sociologia na vertente de Organizações e Desenvolvimento pela Universidade Católica Portuguesa
– Curso de Formação Transitiva Música para a Infância – Projeto GermInArte, Évora (Abril-Maio de 2017). Formação desenvolvida pela Companhia de Música Teatral em parceria com o Laboratório de Música e Comunicação na Infância (LAMCI-CESEM) da Universidade Nova de Lisboa e financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian.
– Masterclasses / Cursos de Técnica Vocal:
* Lucia Mazzaria – Escola de Música do Conservatório Nacional, Lisboa (2014)
* Sergey Lejferkus – Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa (2012)
* Susan Waters, Academia Amadores de Música, Lisboa (2010)
* Paulo Lourenço e Jill Lawson, Instituto Piaget, Almada (2010)
* Autora da comunicação “Musicoterapia em neurorreabilitação pediátrica: abordagem coterapêutica com fisioterapia” – Painel de Estudos de Caso, Encontro Anual da Associação Portuguesa de Musicoterapia, Leiria, 9 de Novembro de 2019
Educação Especial

CRISTINA CORREIA
Áreas de interesse:
– Crianças com Necessidades Educativas Especiais (domínio cognitivo e motor)
– Perturbações do Espetro do Autismo
– Dificuldades de aprendizagem
– Desenvolvimento infantil
– Perturbações da Leitura e Escrita
– Projetos de Música (para trabalhar com crianças)
Experiência Profissional:
– Professora de Ensino Especial no Centro UP (desde 2016)
– Professora de 1.º ciclo responsável pelas atividades extracurriculares de Música (2006 – 2009)
– Professora de 1.º Ciclo, no Colégio “Abelhinha” (2008/2009)
– Professora de 1.º Ciclo, no Agrupamento de Escolas da Pontinha, na Escola Quinta da Condensa (2009/2010)
– Professora de Educação Especial (1º Ciclo – Apoios Especializados; 2º e 3º Ciclo – Apoios Especializados e Oficina de Música – alunos com Currículo Específico Individual), no Agrupamento Romeu Correia Feijó, Almada (2010 – 2013).
– Professora de 1.º Ciclo no colégio “O Cantinho dos Amigos”, Seixal – Professora de apoio (2013/2014)
– Professora de 1.º Ciclo, no Agrupamento de Escolas da Damaia, Amadora (2014/2015)
– Professora de Educação Especial (Apoios Especializados aos alunos do 1º Ciclo, Oficina de Expressão Plástica e Oficina de Música aos alunos do 2º e 3º Ciclo com Currículo Específico Individual e em unidades de ensino estruturado do 1º Ciclo e 2º e 3º Ciclo (2015/2016)
Formação:
– 4º Grau do Conservatório Regional de Almada (especialização em acordeão e alguns conhecimentos em flauta de bisel). (2002)
– Certificado de Aptidão Profissional (2005)
– Licenciatura de Professora do Ensino Básico do 1º Ciclo (2006)
– Especialização de Educação Especial – Domínio Cognitivo e motor (2008/2009)
– Frequência na Formação de Língua Gestual (50 horas). (2009- 2010)
– Frequência nas formações sobre “Tecnologias Alternativas – MAGICAY – (programa para deficientes motores); “Discalculia” (8 horas); “Expressão Plástica”. (2013)
– Certificado de Registo de Formador nas áreas de Educação Especial e Didática Geral. (2015)
– Educação Especial: Comportamento Disfuncionais na Criança; Workshop crianças com autismo e “Operacionalizar a Intervenção Educativa com Crianças com Necessidades Educativas Especiais”. (2015/2016)
– Frequência nas formações sobre “ Dificuldades de leitura e escrita” (8 horas); “Dislexia” (25 horas); “Cegos e Baixa Visão” numa escola de referência, Agrupamento de Escolas Romeu Correia – Nível I e II. (2011 e 2012)
Nutrição

MARIANA MOREIRA
Áreas de interesse:
– Saúde da Mulher (SOP, endometriose, adenomiose…)
– Fertilidade
– Acompanhamento gestacional
– Acompanhamento pós-parto
– Amamentação e introdução alimentar
Experiência Profissional:
– Nutricionista no Centro UP (desde 2021)
– Nutricionista em contexto privado (desde 2019)
– Nutricionista na Farmodiética (2015-2019)
Formação:
– Licenciatura em Ciências da Nutrição, Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz (ISCSEM)
– Certificado de Competências Pedagógicas
– Pós-graduação Nutrição Desportiva, ISCSEM
– Mestrado em Nutrição Clínica, ISCSEM
– Curso de Atendimento Nutricional à Gestante
– Mentoria de Nutrição Materno-infantil
– Programa de Nutrição Materno-infantil (escola NBE)
– Curso de Nutrição e Fertilidade
– Pós-graduação Nutrição Materno-infantil (Plenitude Educação)
Serviços Administrativos

ARMINDA MORAIS
Áreas de interesse:
– Atendimento ao público
– Suporte na área de gestão da empresa (administração financeira, processos operacionais e de logística)
Experiência Profissional:
– Recepcionista/Administrativa no Centro UP (desde 2017)
– Recepcionista/Administrativa no Clube Recreativo Charnequense (2013-2015)
– Recepcionista no Ginásio Clube do Sul (2009-2011)
– Recepcionista na Unidade de Saúde Familiar do Monte da Caparica (2009)
– Vendedora de loja na Papelaria Universo (1985-2009)
– Vendedora de loja nos Grandes Armazéns de Almada (1972-1984)
Formação:
– Curso de Informática – Word, Excel e Powerpoint (150h), Centro de Formação Profissional do Seixal (IEFP) (2013)
– Curso de “Assistência a crianças no domicílio – Primeiros socorros” (Unidade de Formação de Curta Duração – 25h), Centro de Formação Profissional do Seixal (IEFP) (2012)
– Curso de Formação Profissional Informática II (96h), Associação do Comércio e Serviços de Almada (2006)
– Curso de Formação Profissional Informática I (96h), Associação do Comércio e Serviços de Almada (2005)
– Curso Geral de Administração e Comércio, Escola Secundária Anselmo de Andrade (1980)