A Terapia Ocupacional é a área da saúde que estuda a atividade humana e que atua na prevenção e intervenção de dificuldades físicas e/ou psicossociais que interfiram no desenvolvimento e na independência do ser humano em relação às suas atividades de vida diária, trabalho e lazer. Assim, a Terapia Ocupacional atua de modo a que o ser humano seja capaz de cuidar de si próprio (autocuidados), de desfrutar da vida (lazer) e de contribuir para o desenvolvimento da sua comunidade (produtividade).
O objetivo é melhorar o desempenho ocupacional, desenvolvendo competências de forma a tornar a pessoa o mais funcional e autónoma possível nas suas ocupações (atividades da vida diária, brincar, atividades educacionais, participação social), de modo a contribuir para melhoria da qualidade de vida.
Os nossos Terapeutas Ocupacionais intervêm junto de crianças e jovens com diferentes problemáticas, através do uso de técnicas e procedimentos específicos e da utilização de ajudas técnicas outecnologias de apoio, e com os seguintes objetivos:
Desenvolver competências;
Restaurar funções perdidas;
Prevenir disfunções e/ou compensar funções.
Exemplos de patologias nas quais o Terapeuta Ocupacional intervém:
Atrasos Globais ou Específicos do Desenvolvimento Psicomotor;
Perturbação do Espetro do Autismo;
Paralisia Cerebral;
Síndrome de Down;
Doenças Degenerativas;
Atrasos Psicomotores.
Se suspeita que a sua criança e/ou jovem possa ter qualquer alteração nestas áreas, não hesite em contactar-nos.
A nossa equipa de Terapeutas Ocupacionais está disponível para esclarecer todas as suas dúvidas!